Recolha de prova em suporte eletrónico: os regimes do código de processo penal e a lei do cibercrime

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joaquim Manuel Ferreira da Silva Ramalho
https://orcid.org/0000-0002-1105-9740

Resumo

O cibercrime é um crime que ultrapassa fronteiras e a sua prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em Portugal, com a publicação da Lei do Cibercrime, passou a ter, para além do Código de Processo Penal, outro diploma legal destinado a prevenir e combater a criminalidade informática, no entanto, a duplicação de regimes, originou incompatibilidades. Deste modo, este artigo tem como objetivo refletir sobre um ponto de colisão normativa referente à articulação entre o regime especial da Lei do Cibercrime e o regime geral do Código de Processo Penal, no que respeita à pesquisa de dados informáticos, consagrada no art.º 15.º da Lei do Cibercrime com remissão para o regime correspondente das buscas informáticas, previstas no art.º 174.º do Código de Processo Penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ferreira da Silva Ramalho, J. M. (2024). Recolha de prova em suporte eletrónico: os regimes do código de processo penal e a lei do cibercrime. J² — Jornal Jurídico. Obtido de https://www.revistas.ponteditora.org/index.php/j2/article/view/787
Secção
Artigo
Biografia Autor

Joaquim Manuel Ferreira da Silva Ramalho, Universidade Fernando Pessoa

PhD em Direito, Professor Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

Referências

Coelho dos Santos, R. (2005). O Tratamento Jurídico-Penal da Transferência de Fundos Monetários Através da Manipulação Ilícita dos Sistemas Informáticos. Boletim da Faculdade de Direito. Coimbra Editora.

Comissão Europeia (2007). Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho e ao Comité das Regiões. Rumo a uma política geral de luta contra o cibercrime. https://eur-lex.europa.eu

Conde Correia, J. (2014). Prova digital: as leis que temos e a lei que deveríamos ter. Revista do Ministério Público, 139, 29–59.

Conde Correia, J. (2020). Prova digital: enquadramento legal. Cibercriminalidade e prova digital. Jurisdição penal e processual penal, 23–37. Centro de Estudos Judiciários.

Dias Ramos, A. (2014). A prova digital em Processo Penal. Chiado Editora.

Fidalgo, S. (2019). A recolha de prova em suporte eletrónico — em particular, a apreensão de correio eletrónico. Revista Julgar, 38, 151–160.

Holt, T. J. & Bossler, A. M. (2017). Cybercrime in Progress. Theory and prevention of technologyenabled offenses. Taylor & Francis.

Lopes Militão, R. (2012). A propósito da prova digital no processo penal. In Revista da Ordem dos Advogados, 72(5), 247–285.

Marques da Silva, G. (2010). Curso de Processo Penal — noções gerais, elementos do processo penal (vol. I). Verbo Editora.

Marques Dias, V. (2012). A problemática da investigação do cibercrime. Data Venia, Revista Jurídica Digital, 1(1), 63–88.

Procuradoria-Geral da República. (2022). Cibercrime: denúncias recebidas. Ministério Público de Portugal.

Ramalho, J. (2022). Prova digital: articulação entre o Código Processual Penal Português e a Lei do Cibercrime. Revista Eletrónica Direito Penal e Política Criminal, 10(2), pp. 7–20.

Rodrigues Nunes, D. (2018). Os meios de obtenção de prova previstos na lei do cibercrime. Editora Gestlegal.

Rodrigues Nunes, D. (2019). Revistas e Buscas no Código de Processo Penal. Editora Gestlegal.

Rodrigues Nunes, D. (2020). Os crimes previstos na lei do cibercrime. Editora Gestlegal.

Silva Rodrigues, B. (2011). Da Prova Penal (tomo IV). Rei dos Livros.

Simas Santos, M. & Leal-Henriques, M. (2011). Noções de Direito Processual Penal. Editora Rei dos Livros.

Venâncio, P. D. (2022). Lições de Direito do Cibercrime. E da tutela penal dos dados pessoais. Editora D’Ideias.

Venâncio, P. D. (2023). Lei do Cibercrime: anotada e comentada. Editora D’Ideias.

Verdelho, P. (2009). A nova lei do Cibercrime (tomo LVIII). Scientia Juridica.