Metaverso: Os desafios legais no contexto das marcas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariline Mesquita

Resumo

O metaverso apresenta-se como um espaço virtual interativo, em tempo real, que vai muito além de jogos e experiências imersivas no mundo digital. Setores tais como a indústria, a economia, a educação, a comunicação e a tecnologia estão a ser revolucionados devido às perspetivas para realização de novos modelos de negócios, proporcionando oportunidades de carreira dentro do mundo digital.


Neste contexto, o presente artigo apresentará uma reflexão sobre o significado de metaverso. Pensando na sustentabilidade de economias virtuais paralelas às economias reais, será também interessante abordar o conceito de marca e o seu devido processo de registo.


Como o metaverso é encarado como um grande “nicho” de inovação para as marcas já existentes no mercado físico, permitindo que estas transitem para o mundo digital, continuando a alcançar o seu público-alvo de maneira totalmente inovadora, é imprescindível considerar os desafios em relação à privacidade e segurança de dados e verificar como as marcas podem ser protegidas em ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mesquita, M. (2026). Metaverso: Os desafios legais no contexto das marcas. Jornal Jurídico (J²), 8(2), 37–43. https://doi.org/10.29073/j2.v8i2.1117
Secção
Artigo
Biografia Autor

Mariline Mesquita, Universidade Lusófona

Mestre em Práticas Jurídico-Digitais, ESTG/IPP (Portugal); Doutoranda em Direito na Universidade em Lusófona do Porto (Portugal)

Referências

Andrade, L., & Cendão, F. (2022). Direito, metaverso e NFTs: Introdução aos desafios na Web3. Expressa. Recuperado em 03-03-2026.

Cabral, J. P. (2022). As marcas no metaverso [Artigo de opinião]. Recuperado em 03-03-2026, de https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/as-marcas-no-metaverso-14784434.html

Decreto-Lei n.º 110/2018 (Código da Propriedade Industrial), Diário da República n.º 237/2018, Série I. Recuperado em 03-03-2026, de https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-117279941

Doneda, D. (2019). Proteção de dados pessoais: A função e os limites do consentimento. Revista de Direito do Consumidor, 118, 45–62.

Justiça.Gov.PT. (2026). Recuperado em 02-03-2026, de https://justica.gov.pt/Servicos/Registar-marca-internacional

Pacete, L. G. (2022). Exemplos do metaverso: Marcas que atuam com propriedade. Forbes. Recuperado em 03-03-2026, de https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/exemplos-do-metaverso-marcas-que-atuam-com-propriedade/

Santaella, L. (2007). Figurações do corpo biológico ao virtual. Interin, 4(2), 1–12. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Brasil. Recuperado em 02-03-2026, de https://www.redalyc.org/pdf/5044/504450757004.pdf

Tao, M., Khan, J., Abbass, A., & Mehmood, K. (2025). Metaverse characteristics: The role of consumer experience shaping consumer behavior in the metaverse. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, 20(3), 166.